Conheça 5 boas extensões para Chrome para desenvolvedores

Desde o Lançamento do Google Chrome, muitos migraram de outros navegadores para o Google Chrome como navegador padrão (a maioria tem permanecido fiel ao Firefox). E isso também vem ocorrendo com desenvolvedores, principalmente agora, que o  Google Chrome 4.0 suporta extensões. O site do Google Chrome Extensions oferece centenas de extensões.

As pessoas também começaram a perceber que Chrome é mais rápido que outros navegadores, utiliza menos poder processamento e as extensões são incrivelmente rápida e fácil de instalar (e desinstalar), sem a necessidade de reiniciar o navegador.

Pensando nisto, resolvi listar 5 extensões que mais me ajudam no dia-a-dia em relação ao desenvolvimento:

extensoes-para-chrome

Pendule

O Pendule oferece uma série de atalhos para as ferramentas do W3c como, validação de html e css, de feeds e acesso ao código fonte. Ele ainda pode manipular imagens de forma que todas a imagens fiquem como “hide”, mostrar os textos Alt de cada imagem, mostrar as dimensões e o caminho onde a imagem está hospedada.

Pode-se também desabilitar o CSS.

Chrome SEO

O Chrome SEO é muito interessante para determinadas analises (ou simplesmente por curiosidade). Ele exibe diversas informações como número de páginas indexadas nos buscadores, IP do servidor, local onde está o servidor e etc.

META SEO inspector

Este plugin é dos que eu achei mais interessante, ele mostra as Keywords e Meta Description. Tem opções de mostrar os links já visitados e os que contém o atributo nofollow. E ainda conta com uma lista com diversos atalhos para análise do site.

Resolutions Test

Acho que o nome já diz o que ele faz, porém, as resoluções mais altas vão depender da resolução que você está usando. Exemplo, se você está usando a resolução 1600 x 1200, não adianta tentar colocar 1920 x 1200, pois a resolução máxima que você está usando é inferior.

Lorem Ipsum Generator

E por fim o Lorem Ipsum Generator, quem nunca precisou de algum conteúdo para testes?

Conclusão

Os plugins / extensões são bastantes úteis, mas ainda gosto do “jeito Firefox”. Então por que não juntar o poder do Firefox com o do Google Chrome para desenvolver aplicações e sites web cada vez melhores?

Cada desenvolvedor tem necessidades diferentes, aqui mostrei os que mais se adequam no meu dia-a-dia.

E você qual extensão mais utiliza?

Update: Uma ótima extensão também é a Speed Tracer.