Mitos e verdades sobre o chocolate: saiba agora!!

Ao redor do mundo, poucas são as pessoas que não gostam de chocolate em seus mais diversos sabores e variações. E junto com essa adoração do produto feito à base de cacau sempre vêm comentários como “chocolate deixa nossa pele cheia de espinhas” ou “há chocolates que engordam mais do que outros”, e por aí vai.

Para acabar de vez com a dúvida sobre o que é real e o que é “lenda” a respeito do chocolate, veja a seguir o que é mito e o que é verdade quando se trata de chocolate:

“Chocolate nos dá espinha”

espinhas-e-chocolate

A relação entre a ingestão de chocolate e o aparecimento de espinhas não é um fato comprovado, portanto classificando-se como mito. O que pode ocorrer é um desequilíbrio hormonal e falta de cuidados adequados com a pele, que, combinados com ingestão de alimentos refinados e gordura saturada, podem aumentar as acnes da pele.

Assim, para evitar o surgimento de acnes, o ideal é ingerir sempre muitas frutas, legumes e alimentos integrais.

Alívio da TPM

tpm-e-chocolate

A afirmação de que o chocolate traz alívio para a TPM é verdadeira. Isso porque o chocolate libera em nosso corpo substâncias como serotonina e feniletilamina, que melhoram nosso humor e produzem efeitos afrodisíacos.

Além disso, essas substâncias aumentam a liberação de beta-endorfina, que reduz as dores e nos dá sensação de bem-estar e prazer.

Comer chocolate faz bem ao coração

Outro fato comprovado por meio de estudos é que consumir chocolate regularmente, em especial o amargo, faz bem para o coração. O motivo é a alta concentração de compostos bioativos como polifenóis e flavonoides, que trazem benefícios como neutralizar os radicais livres do organismo, redução da pressão sanguínea e das concentrações de colesterol ruim.

Chocolate preto engorda menos do que chocolate branco

chocolate-preto-e-chocolate-branco

Chocolates ao leite ou brancos têm mais gordura, açúcar e menos sustâncias antioxidantes. Assim, para chegar ao valor nutricional de chocolates com mais cacau, seria preciso ingerir três vezes mais chocolate branco ou ao leite. O problema, neste caso, é que as calorias também triplicam. Assim, quando você ingere chocolates mais amargos, além de ingerir menos calorias, está recebendo doses maiores de substâncias que nos protegem contra doenças.

Chocolate nos causa enxaqueca

Apesar de muitas pessoas afirmarem que sentem dores de cabeça após ingerir chocolate, os dois fatos não têm relação, tornando a afirmativa um mito. Na maioria das vezes, as causas da enxaqueca são fome, estresse, mudanças hormonais e problemas com o sono e nada têm a ver com o chocolate.