Segredos de boa convivência com seu cachorro

Neste artigo vamos aprender tudo o que você, dono de um bichinho de estimação, deve fazer para se dar bem com seu cachorro, seja em um apartamento ou dentro de casa.

Primeiramente, é preciso ter a consciência que o seu cãozinho tem as mesmas necessidades que você possui: Ele precisa comer, ter amor, carinho e muita dedicação. Se ele não tiver o seu afeto, ou melhor, se você não quiser dar afeto e atenção ao seu bichinho, é melhor nem considerar a ideia de possuir um.

É extremamente importante e recomendado ter noções básicas sobre o comportamento de um cachorro. Se você não entende nenhum pouco sobre o assunto, pesquise e procure entender melhor o que se passa na cabeça do pet. É interessante, entretanto, notar que eles “seguem” a psicologia de seu dono: Se você o tratar com violência, ele ficará violento. Se o tratar com amor e dedicação, a tendência é que ele o trate da mesma forma.

Nessas horas indicamos bons sites para buscar conhecimento sobre o assunto. Os sites e as leituras indicadas aqui são de extrema qualidade e confiança, ok? Primeiramente, se quiser saber como adestrar um cachorro passo a passo, terá que pesquisar bastante e provavelmente fazer um curso sobre isso. Não há tantas opções disponíveis, mas o link listado acima é uma ótima forma de começar.

cachorro

Por que posso não me dar bem com meu cão?

Temos que entender a psicologia do universo canino. Não é sempre que, mesmo fazendo tudo certo, você se dará bem com seu cachorrinho. Claro que na maior parte das vezes, cerca de 95%, isso é verdade: Se você o tratar bem ele também o fará com você.

Infelizmente, há algumas raças que tem uma personalidade muito forte e exigem um pouco mais de conhecimento que algumas linhas deste texto podem fornecer, por isso a recomendação da pesquisa e leitura.

Existem raças violentas de cachorros?

Teoricamente existem, porém não é uma verdade absoluta. Cães de guarda possuem, naturalmente, mais força que as demais raças, porém isso não faz deles mais violentos. Claro que se forem treinados com esse fim, eles serão realmente violentos e mortais.

Não é pouco comum vermos cães de raças “violentas”, ou seja, cães de guarda, muito dóceis e que adoram o contato humano, seja com seu dono ou com qualquer outra pessoa.

Existem raças naturalmente dóceis?

Aqui seguimos o mesmo caminho e o mesmo pensamento: Teoricamente as raças de cães para apartamento são aquelas que são mais calmas, tranquilas e dóceis. Da mesma forma também não é pouco comum vermos essas raças totalmente opostas ao “dócil”. Isso depende muito do tratamento e treinamento dado pelo dono ao seu cão.